Competência significa, habilidade, experiência, redes sociais, etc. Ela tem uma relação forte com conhecimento e a estratégia e, somente através da prática, é que esse conhecimento pode ser repassado.

Com a Gestão das Competências, uma empresa gera resultados diferenciados de outras e se destaca por eles. O fundamento dessa gestão é colocar em prática aquilo que um indivíduo sabe. Isso só acontece quando colocamos as habilidades e técnicas em ação.

Para as empresas, essa gestão se resume em resultados.

A área de Recursos Humanos trabalha com a Gestão das Competências, pois está relacionada à eficácia do capital humano. Se os funcionários possuem uma ótima comunicação, cultura, clima, competência e comportamento, tudo isso será convertido rapidamente para a organização, para o profissional e seus colegas e para o profissional como pessoa.

Como exemplos da Gestão das Competências, podemos citar a Petrobrás, que é uma das maiores empresas brasileiras exploradoras de petróleo em águas profundas e os Correios, pela sua logística na hora da entrega das mercadorias.