É definida como um conjunto de ferramentas que organiza dados operacionais na busca de informações importantes para o negócio próprio. Essas informações podem ser sobre: concorrentes, tecnologia, futuros parceiros, fornecedores, clientes, etc.

Já a Inteligência competitiva seria a base da inteligência empresarial, pois esta identifica as oportunidades e as ameaças de uma empresa, a fim de que ela conquiste uma posição competitiva favorável. Isso pode ser especificado dentro de um plano de negócio.

A inteligência empresarial é muito importante na hora de tomar decisões. Isso reflete como uma empresa consegue lidar com as mudanças causadas pelo ambiente externo, como alterações na economia, na sociedade, tecnológicas e socioculturais.

Numa empresa, existem pessoas diretamente responsáveis pela inteligência empresarial. Esses podem ser: uma equipe de analistas que irá detectar e analisar um conteúdo que poderia ou não impactar os resultados da empresa.

Quando a Coca-Cola lançou a Coca Zero, precisou fazer uma série de testes e verificar se as pessoas realmente iriam aderir a essa inovação. Inicialmente, o objetivo era fazer com que as pessoas falassem da campanha da Coca, depois um percing Coca-Cola zero na língua. Para isso, foram feitas pesquisas, campanhas, coletadas milhares de informações e feitas análises das mesmas, para verificar a aprovação do produto final.